A educação continuada representa o conceito de que "nunca é cedo ou tarde demais para se aprender", uma filosofia que tem sido adaptada por uma vasta gama de organizações diferentes. A mesma é atitudinal, ou seja, as pessoas podem e devem estar abertas a novas idéias, decisões, habilidades ou comportamentos. Esta educação atira porta afora o axioma de que "não se ensinam novos truques a um cachorro velho".

Ela vê as pessoas como capazes de aproveitar oportunidades de aprendizado em todas as idades e em numerosos contextos: no trabalho, em casa e através de atividades de lazer, não apenas através de canais formais tais como escolas e universidades. Pode ser entendida como qualquer tipo de prática ou aprendizagem pós-ensino.

Do ponto de vista empresarial, educação continuada é o conjunto de esforços necessários ao profissional para acompanhar a mudança constante de cenários em sua área de atuação. Sendo assim, quaisquer atualizações de conhecimentos, pode ser caracterizada como educação continuada. É necessário entender a necessidade deste tipo de educação.

A PUC-RS em seu site sobre Educação Continuada, na página onde apresenta este conceito para o público, aponta alguns fatores geradores desta necessidade do profissional moderno, dentre os quais quatro se destacam: Atualizar-se no seu campo profissional; aprofundar habilidades e conhecimentos técnicos; diferenciar-se no mercado de trabalho; e buscar novas oportunidades de atuação profissional.

A enorme gama de informações, depoimentos de casos, ferramentas e metodologias disponíveis na internet, além do número de pessoas competentes e experientes conectadas nas redes sociais fornecem a matéria prima necessária à atualização das competências do profissional da era informacional. Mas e o tempo necessário à filtragem desta avalanche de informações? E a ajuda da expertise de educadores e de profissionais experientes no mercado para indicar o que é relevante, separando o trigo do joio? Quem pode responder a estas questões são os educadores que trabalham com educação gerencial e andragogia. Esta tribo, normalmente composta por profissionais experientes que militam na academia, pode contribuir de maneira eficaz para o desenvolvimento continuado de gerentes e profissionais.

O MEC

O MEC- Ministério da Educação nada pode e nem regula os cursos de educação continuada. Ele é um órgão normativo apenas no que tange aos cursos superiores e de graduação.

Acreditar que o MEC tem autonomia para regular a educação continuada é uma ignorância e uma falta de compreensão da LDB.

ONDE ADQUIRIR EDUCAÇÃO CONTINUADA

A Educação Continuada você pode adquirir no seu aprendizado diário . Nesse sentido, parte-se do pressuposto que todos nós aprendemos todos os dias adquirindo novas experiências.

A Educação continuada ela pode ser exercida até por meio de escrever os próprios sonhos em um pequeno diário. Freud dizia que a estrada mais curta para o inconsciente são os sonhos. Bom, não irei psicanalizar aqui. Usei isso apenas, como um exemplo de aprendizado. Em suma a educação continuada pode ser buscada de maneira gratuita, porém isso traz consigo uma série de perigos que falaremos posteriormente.

FERRAMENTAS DE APRENDIZADO

Desde de o advento da internet a informação passou por uma grande desvalorização. Note-se quanto de conteúdo gratuito hoje possuímos na internet. Sendo assim pode-se adquirir educação continuada no dia a dia e na internet sob os mais diversos tipos de consultas: Blogs, sites, murais de mídias sociais, serviços de armazenagem em nuvem, chats e fóruns de discussão são ferramentas adequadas ao suporte da educação continuada, a partir da disponibilização de informações, metodologias e práticas de temas centrais onde o educador detém experiência.

O PERIGO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE MANEIRA GRATUITA

O grande perigo da internet e das informações adquiridas no dia a dia é não ter acesso as fontes certas. Isso pode causar grandes prejuízos a curto, médio e longo prazo para aquele que assimila informações que não seja verídicas. Diante disso, aquilo que pode ser de graça pode custar muito caro para aquele que assimila determinada informação sem saber de qual fonte esta buscando. Não existe regulação na internet. Na internet tudo pode viralizar e se tornar uma verdade incontestável para muitos. Diante disso, esse é um grande perigo para aquele que busca uma educação gratuita. Deve-se ter em mente que mesmo na internet os assuntos não estão em ordem e sequer organizados de maneira prática para aquele que busca o conhecimento. Mas existem pessoas que não valorizam a educação e acham que a mesma deve ser de graça. Para esse tipo de pessoa, não esperamos compreensão de tal fato, pois a mesma esta completamente desprovida de senso crítico. Para alguém que busca informação e educação continuada gratuitamente pela internet, essa pessoa deve possuir um alto padrão elevado de senso critico se preocupando com as fontes citadas e com o nível intelectual e cultural dos seus autores. Caso contrário poderá afirmar besteiras e insanidades.

RECOMENDAÇÃO CERTA EM ONDE SE BUSCAR A EDUCAÇÃO CONTINUADA

Neste artigo visa-se informar a melhor e mais segura maneira de adquirir o conhecimento.

Diante disso, recomenda-se a educação paga, porém com alguns cuidados. Agora alguns podem alegar diante disso: “e a educação do governo?”. Para isso basta se perguntar o seguinte: você já precisou do SUS? Quantas vezes as escolas públicas ficam de greve durante o ano? Quantas reportagens você já teve acesso a precariedade do ensino público? Já lhe respondi. A melhor educação ainda é a privada pois existe a competição de mercado, e as mesmas lutam para oferecer o melhor para seus alunos. Assim continuam fortes e competitivas no mercado.

Isso também, porque essas mesmas escolas, irão tomar cuidado para fornecer o devido material didático pedagócgico produzido e organizado para que você possa levar o seu curso com tranqüilidade e segurança devida. O risco que você correrá com informações falsas, será infinitamente menor caso estivesse buscando sua educação continuada sem senso critico e de maneira indiscriminada e gratuita pela internet.

Outro problema da educação gratuita na internet é que muitas vezes o participante não poderá comprovar seus estudos com uma certificação. Isso fará toda a diferença no mercado de trabalho. Mas mesmo as escolas, institutos particulares podem querer lhe seduzir com baixos preços e falsas promessas. Aqui você deve tomar bastante cuidado e observar os pontos que se seguem E NUNCA JAMAIS OPTAR PELO MENOR PREÇO POIS O BARATO SAI ETERNAMENTE CARO:

1. Corpo Docente: Você poder ter acesso para verificar a qualidade do corpo docente disponibilizado pela instituição em questão. Procure saber se a mesma possui especialistas, mestres, doutores e até mesmo pós doutores.

2. Modalidade de Ensino: Procure escolas que possam oferecer as principais modalidades de ensino: Presencial ou á distancia. Você deve pensar nisso, pois caso queira quaisquer uma dessas modalidades, as mesmas possam estar disponíveis para você. Caso queira estudar presencialmente veja se facilmente esta instituição de sua pretensão oferta espaço físico adequado. Em caso de desejar estudar a distancia, se certifique de que essa instituição tenha e oferte tecnologias adequadas e sistemas para o ensino EAD de maneira satisfatória.

3. Metodologia de Ensino: Certifique-se que a instituição oferece metodologia de ensino adequada que seja apoiada e aprovada por pesquisadores das áreas das ciências educacionais.

4. Integridade Institucional: Verifique se a instituição de ensino pretendida por você possui tempo no mercado, se possui ou não reclamação no reclame aqui, se a mesma responde a alguma ação judicial ou até mesmo criminal, se a mesma possui protesto ou não no cartório, se a mesma possui negativação ou não no SPC e Serasa e verifique também sua avaliação na internet. Todas essas são maneiras de evitar problemas futuros.

SUGESTÃO DE INSTITUIÇÃO

Ok. Agora complicou. Parece que oferecer educação mesmo de cunho continuada não parece ser tão fácil assim. Mas essa sugestão aqui, é dada para você tomar a melhor decisão pela sua educação e nunca o contrário.

A sugestão que se faz é pela Emill Brunner University. Ela esta a mais de 9 anos de atuação no mercado educacional com uma das melhores avaliações da internet. A mesma não possui nenhum protesto em cartório, nenhuma negativação junto ao SPC e Serasa, além de não possuir nenhum processo judicial nem criminal. A mesma esta devidamente cadastrada no MEC, e talvez seja a única no Brasil desse porte que oferece educação continuada com poragramas únicos no mercado.

Ela possui mais de 80% do seu corpo docente de doutores e pós doutores. Já certificou mais de 1000 pessoas nos cinco continentes do globo. Já recebeu inúmeros prêmios educacionais de instituições brasileiras e estrangeiras.

A mesma possui um dos sites educacionais mais completos da web avaliado recentemente em 1 milhão e 800 mil reais. A mesma possui excelente estrutura física para seminários, palestras, shows cognitivos e conferências.

No EAD oferece plataforma digital de aprendizagem com todos os recursos para o aluno potencializar em até 80% o seu aprendizado. Oferece todo o material didático incluso e professores e tutotres por meio de sua plataforma Streaming Full HD. Todas as vídeo aulas são gravadas e disponibilizadas para o aluno assistir quantas vezes forem necessárias.

Além disso, oferta para cada aluno matriculado grupos de apoio no facebook, whatsapp, telefone e apoio por meio de chat pelo próprio site. Sem contar com os bônus inclusos ofertados para seus estudantes. O aluno terá acesso a biblioteca virtual da instituição para fazer suas respectivas pesquisas com todo o conforto.

Ao termino o aluno receberá seu certificado confeccionado em materiais de luxo e enviados por correio. Este mesmo certificado servirá para bonificação salarial, preenchimento de curriculum, comprovação de estudos, horas complementares para universitários e amplamente aceitos para provas de títulos.