As pessoas sempre pensam nisso, porém nem sabem o básico para se decidir acerca disso. A resposta para isso irá depender do propósito de cada um.

Se o seu propósito é adquirir mais conhecimento, cultura e notoriedade nacional e internacional você deve optar por cursar se mestrado e doutorado no exterior.

Se você não deseja notoriedade não recomendo que você faça um curso de Stricto Sensu. Esses cursos existem para tirar você do senso comum. Caso não deseje sair do senso comum não faça.

Deve-se saber que o Brasil possui um dos piores índices educacionais do planeta. Não é coincidência que sabemos de varias celebridades e personalidades que viajam para estudar no exterior.

Mas nesse artigo serei imparcial. Irei apresentar os empecilhos de você cursar seu mestrado e doutorado no Brasil, além de mostrar os empecilhos de você viajar para estudar no exterior.

Agora vamos abordar as opções que você tem para cursar seu mestrado e doutorado:

 

1. Estudar em uma Universidade Federal Brasileira

Estudar nessa opção poderá acabar com a sua vida. Não podemos esquecer que as universidades públicas brasileiras se tornaram centros de doutrinação marxista. Isso não ajuda a reflexão e sequer a produção de novas idéias. Deve-se ter em mente que são poucas vagas ofertadas nessas universidades (25 vagas anuais). Isso não atende a população que deseja prosseguir seus estudos. Os professores dessas universidades já possuem os seus “indicados”  para assumir essas vagas. Parte dessas universidades, estabelecem limites de idade. Elas também exigem que seus alunos não tenham outras atividades. Sendo assim você mesmo que seja aceito não poderá trabalhar e fazer mais nada da sua vida exceto estudar. Terá aulas de manhã, de tarde e de noite. Além disso, você poderá contar com as greves sucessivas. Um curso de mestrado de 24 meses você poderá concluir o mesmo em até 4 anos. Isso tudo sem contar com os gastos com livros, gasolina e alimentação.

 

2. Estudar em uma Universidade Particular Brasileira

Estudar nessa opção poderá acabar com todo o seu dinheiro. Não podemos esquecer que mesmo as universidades particulares brasileiras também disponibilizam poucas vagas para cursos de mestrado e doutorado (25 vagas anuais). Isso não atende a população que deseja prosseguir seus estudos.

As mensalidades são extremamente caras. Certa universidade particular em Brasília oferta o mestrado com mensalidades nos valores de 3500 reais. Se somar o que você ira gastar no decorrer do programa com gasolina, alimentação, livros, mensalidades você terá gasto em média 150 mil reais. Isso equivale ao preço de uma kitnet ou até mesmo uma casa em determinadas regiões do Brasil. A maior parte da população brasileira não possuem recursos financeiros para custear isso tudo. Mesmo que você tenha um reajuste salarial com seu título de mestre e doutor se pesar aquilo que você investiu você vai ver que de fato não valeu a pena o investimento do seu dinheiro.

3. Cursar um Mestrado e Doutorado Profissional nas Faculdades Particulares

Os mestrados e doutorados profissionais são aqueles que são ofertados visando a profissão em particular e não a docência. Esses visam preparar o profissional para os desafios de sua profissão na atualidade. Eles podem ser ofertados por faculdades particulares brasileiras. Eles são mais em conta em alguns casos no que diz respeito ao valor das mensalidades. Você deve ter em mente que você cursando esse mestrado poderá ter outros gastos com alimentação, hospedagem, viagens e até materiais didáticos e livros. Tenha em mente que essas faculdades que ofertam esses programas, não podem ser encontradas em quaisquer esquinas. Muitas vezes você deverá viajar no período de férias e deverá passar duas semanas para participar das aulas no período de alta temporada. Esse período as passagens estão mais caras. Diante disso você ainda contará com valores tão exorbitantes quanto no caso das universidades particulares.

 

4. Viajar para Estudar seu Mestrado e Doutorado no Exterior

Estudar nessa opção não somente acabará com seu dinheiro com também irá acabar com as suas férias junto de sua família. Nesse caso você deverá viajar entre 4 e 8 vezes durante o seu curso no período das férias em alta temporada. Dependendo do país você poderá gastar entre 10 e 20 mil reais por viagem. Se contar com as mensalidades, gastos com livros você gastará quase o mesmo que em uma universidade particular no Brasil.

Diante disso ainda existe o problema de você ficar longe de sua família e daqueles a quem você ama.

Então diante disso você deve estar pensando que não existe saída. Mas existe sim.

 

SOLUÇÃO PARA O SEU PROBLEMA

A solução nesse caso será que você curse seu mestrado e doutorado em uma universidade estrangeira na modalidade EAD. Isso fará com que você não precise gastar dinheiro com hospedagem, viagens e fique longe da sua família e daqueles a quem você ama.

 

UNIVERSIDADE RECOMENDADA

Nesse caso recomendamos a EBWU – Emil Brunner World University. Esta é uma universidade devidamente registrada nos Estados Unidos da América no estado da Florida, no Departamento de Educação da Florida, acreditada por acreditadoras americanas e localizada em área nobre de Miami-FL.

Essa universidade é a única universidade do planeta que possui um Covênio com a Secretária de Justiça de Santa Catarina (Brasil) para a oferta dos programas de mestrado e doutorado.

A mesma foi fundada para atender brasileiros no mundo inteiro sem que esses precisem saber falar inglês.  Ela é a única universidade americana que possui essa proposta.

Os programas ofertados por ela estão autorizados de acordo com a Section 1005.06 (1)(f), FS e de acordo com a Rule 6E-5.001, Fla, Admin. Code. A duração dos programas ofertados pela EBWU estão de acordo conforme estabelecido pela Comissão Independente para a Educação na regra 6E 2004 (4) FAC. Todos os seus programas incluindo os programas de mestrado e doutorado podem ser cursados na modalidade EAD em quaisquer parte do mundo.

A mesma possui plataforma digital de aprendizagem com todo o material didático incluso além de uma sala virtual de aprendizagem com capacidade para 500 alunos simultâneos na resolução Full HD.

Ela é a única universidade nos Estados para brasileiros em todo o mundo que não falam inglês com essa tecnologia para atender pessoas que desejam cursar um mestrado e doutorado na modalidade EAD com um baixo custo e alto benefício.

Ela ainda oferta para seus alunos consultoria para a revalidação de seus diplomas no Brasil caso seja desejo do aluno.

Acesse o site da Mesma pois vale a pena conferir.

www.ebwus.com/BR