O que são mestrados e doutorados livres?

Neste artigo iremos responder o que são e para que servem estes programas.

Mestrado Livre: Mestrado livre é o termo utilizado pelos centros estudantis como referência a um programa de mestrado não submetido à avaliação de órgãos de ensino oficiais (como a brasileira CAPES, do MEC). Tal titulação - na maioria das vezes - é reconhecida exclusivamente em âmbito de organizações religiosas. Essa categoria de mestrado (não menos exigente que as outras) às vezes pode ser denominada também como profissional ou lato sensu, como o citado em algumas biografias, e - mesmo tida como de validade intra-corpus - pode vir a ter reconhecimento mais fora do país de que dentro; isso porque as instituições internacionais (reconhecidas e congêneres) emitem diplomas em parceria com aquelas em que o aluno defendeu sua dissertação.

Ou seja, nesses casos, o título obtido por um programa de mestrado livre não diferiria (no sentido de honra, ou status) do título obtido por um programa de mestrado convencional , não excluindo com isso a possibilidade de - a posteriori - algum mestre dessa modalidade livre, independentemente de vínculos internacionais, também vir a ser validado.

Isso falando dessa modalidade livre que, apesar de não terem a obrigatoriedade de serem submetidos à uma avaliação oficial de órgãos governamentais (por exemplo, no caso do Brasil, com o MEC), o curso livre dessa "plataforma" é - mesmo assim - constantemente consultado/"analisado",bem como para evitar excessos/confusões/fraudes, podendo ser citado até fiscalizações do MPF (Ministério Público Federal) em 2014.

Doutorado Livre: Doutorado livre é o termo utilizado pelos centros estudantis como referência a um programa de doutorado não submetido à avaliação de órgãos de ensino oficiais (como a brasileira CAPES, do MEC). Tal titulação - na maioria das vezes - é reconhecida exclusivamente em âmbito de organizações religiosas. Essa categoria de mestrado (não menos exigente que as outras) às vezes pode ser denominada também como profissional ou lato sensu, como o citado em algumas biografias, e - mesmo tida como de validade intra-corpus - pode vir a ter reconhecimento mais fora do país de que dentro; isso porque as instituições internacionais (reconhecidas e congêneres) emitem diplomas em parceria com aquelas em que o aluno defendeu sua dissertação. Ou seja, nesses casos, o título obtido por um programa de doutorado livre não diferiria (no sentido de honra, ou status) do título obtido por um programa de mestrado convencional , não excluindo com isso a possibilidade de - a posteriori - algum doutor dessa modalidade livre, independentemente de vínculos internacionais, também vir a ser validado. Isso falando dessa modalidade livre que, apesar de não terem a obrigatoriedade de serem submetidos à uma avaliação oficial de órgãos governamentais (por exemplo, no caso do Brasil, com o MEC), o curso livre dessa "plataforma" é - mesmo assim - constantemente consultado/"analisado",bem como para evitar excessos/confusões/fraudes, podendo ser citado até fiscalizações do MPF (Ministério Público Federal) em 2014.

Apesar de não valerem como titulação acadêmica são ótimos para aquisição de novos conhecimentos e indicado para pessoas que não podem cursar um mestrado ou doutorado acadêmico. Eles servem para preencher currículo e com certeza seus conhecimentos poderão ser utilizados na carreira profissional.

 

O MEC E A CAPES

O MEC- Ministério da Educação nada pode e nem regula os cursos de educação continuada. Ele é um órgão normativo apenas no que tange aos cursos superiores e de graduação. Acreditar que o MEC tem autonomia para regular a educação continuada é uma ignorância e uma falta de compreensão da LDB.

Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Para isso existe a constituição Federal e as Leis das Diretrizes e Bases da Educação.

 

ONDE CURSAR UM MESTRADO OU DOUTORADO LIVRE

Esses mestrados podem ser ofertados por faculdades livres de teologia ou institutos de qualificação profissional. Eles podem ser ministrados em quaisquer áreas do saber humano.

Deve-se tomar cuidado ao procurar uma instituição que oferte esse programa pois algumas não possuem corpo docente para oferta desse programa e outras acabam caindo na prática desprezível e ilegal de venda de certificados.

Os mestrados e doutorados livres de maneira bem feita em nada se diferenciam dos mestrados e doutorados acadêmicos recomendados pela CAPES. Mas quando esses são mau ministrados trazem prejuízos para os alunos dos mesmos.

 

RECOMENDAÇÃO CERTA EM ONDE SE BUSCAR MESTRADOS E DOUTORADOS LIVRES

Neste artigo visa-se informar a melhor e mais segura maneira de onde cursar um mestrado e doutorado livre. Diante disso, recomenda-se que o desejoso a cursar um programa como esse tome alguns cuidados. Mesmo as escolas, institutos particulares podem querer lhe seduzir com baixos preços e falsas promessas. Aqui você deve tomar bastante cuidado e observar os pontos que se seguem E NUNCA JAMAIS OPTAR PELO MENOR PREÇO POIS O BARATO SAI ETERNAMENTE CARO.

Se atenha aos seguintes pontos abaixo para procurar cursar um mestrado e doutorado livre.

1. Corpo Docente: Você poder ter acesso para verificar a qualidade do corpo docente disponibilizado pela instituição em questão. Procure saber se a mesma possui especialistas, mestres, doutores e até mesmo pós doutores.

2. Modalidade de Ensino: Procure escolas que possam oferecer as principais modalidades de ensino: Presencial ou á distancia. Você deve pensar nisso, pois caso queira quaisquer uma dessas modalidades, as mesmas possam estar disponíveis para você. Caso queira estudar presencialmente veja se facilmente esta instituição de sua pretensão oferta espaço físico adequado. Em caso de desejar estudar a distancia, se certifique de que essa instituição tenha e oferte tecnologias adequadas e sistemas para o ensino EAD de maneira satisfatória.

3. Metodologia de Ensino: Certifique-se que a instituição oferece metodologia de ensino adequada que seja apoiada e aprovada por pesquisadores das áreas das ciências educacionais.

4. Integridade Institucional: Verifique se a instituição de ensino pretendida por você possui tempo no mercado, se possui ou não reclamação no reclame aqui, se a mesma responde a alguma ação judicial ou até mesmo criminal, se a mesma possui protesto ou não no cartório, se a mesma possui negativação ou não no SPC e Serasa e verifique também sua avaliação na internet. Todas essas são maneiras de evitar problemas futuros.

 

SUGESTÃO DE INSTITUIÇÃO

Ok. Agora complicou. Parece que oferecer mestrado e doutorado livre não parece ser tão fácil assim. Mas essa sugestão aqui, é dada para você tomar a melhor decisão pela sua educação e nunca o contrário.

 

INSTITUIÇÃO ELEITA

A sugestão que se faz é pela Emill Brunner University.

Histórico Ilibado da Instituição: Ela esta a mais de 9 anos de atuação no mercado educacional com uma das melhores avaliações da internet.

A mesma não possui nenhum protesto em cartório, nenhuma negativação junto ao SPC e Serasa, além de não possuir nenhum processo judicial nem criminal. A mesma esta devidamente cadastrada no MEC, e talvez seja a única no Brasil desse porte que oferece mestrados e doutorados livres.

Corpo Docente Exemplar: Ela possui mais de 80% do seu corpo docente de doutores e pós doutores. Já certificou mais de 1000 pessoas nos cinco continentes do globo.

Instituição Premiada: Já recebeu inúmeros prêmios educacionais de instituições brasileiras e estrangeiras.

Super Site: A mesma possui um dos sites educacionais mais completos da web avaliado recentemente em 1 milhão e 800 mil reais.

A mesma possui excelente estrutura física para seminários, palestras, shows cognitivos e conferências.

Modalidade de Ensino: No EAD oferece plataforma digital de aprendizagem com todos os recursos para o aluno potencializar em até 80% o seu aprendizado. Oferece todo o material didático incluso e professores e tutotres por meio de sua plataforma Streaming Full HD. Todas as vídeo aulas são gravadas e disponibilizadas para o aluno assistir quantas vezes forem necessárias.

Atendimento nota 1000: Além disso, oferta para cada aluno matriculado grupos de apoio no facebook, whatsapp, telefone e apoio por meio de chat pelo próprio site. Sem contar com os bônus inclusos ofertados para seus estudantes. O aluno terá acesso a biblioteca virtual da instituição para fazer suas respectivas pesquisas com todo o conforto. Ao termino o aluno receberá seu certificado confeccionado em materiais de luxo e enviados por correio.

Certificação: Este mesmo certificado servirá para bonificação salarial, preenchimento de curriculum, comprovação de estudos, horas complementares para universitários e amplamente aceitos para provas de títulos.