O que são mestrados e doutorados livres?

Neste artigo iremos responder o que são e para que servem estes programas.

Mestrado Livre: Mestrado livre é o termo utilizado pelos centros estudantis como referência a um programa de mestrado não submetido à avaliação de órgãos de ensino oficiais (como a brasileira CAPES, do MEC). Tal titulação - na maioria das vezes - é reconhecida exclusivamente em âmbito de organizações religiosas. Essa categoria de mestrado (não menos exigente que as outras) às vezes pode ser denominada também como profissional ou lato sensu, como o citado em algumas biografias, e - mesmo tida como de validade intra-corpus - pode vir a ter reconhecimento mais fora do país de que dentro; isso porque as instituições internacionais (reconhecidas e congêneres) emitem diplomas em parceria com aquelas em que o aluno defendeu sua dissertação.

Ou seja, nesses casos, o título obtido por um programa de mestrado livre não diferiria (no sentido de honra, ou status) do título obtido por um programa de mestrado convencional , não excluindo com isso a possibilidade de - a posteriori - algum mestre dessa modalidade livre, independentemente de vínculos internacionais, também vir a ser validado.

Isso falando dessa modalidade livre que, apesar de não terem a obrigatoriedade de serem submetidos à uma avaliação oficial de órgãos governamentais (por exemplo, no caso do Brasil, com o MEC), o curso livre dessa "plataforma" é - mesmo assim - constantemente consultado/"analisado",bem como para evitar excessos/confusões/fraudes, podendo ser citado até fiscalizações do MPF (Ministério Público Federal) em 2014.

Doutorado Livre: Doutorado livre é o termo utilizado pelos centros estudantis como referência a um programa de doutorado não submetido à avaliação de órgãos de ensino oficiais (como a brasileira CAPES, do MEC). Tal titulação - na maioria das vezes - é reconhecida exclusivamente em âmbito de organizações religiosas. Essa categoria de mestrado (não menos exigente que as outras) às vezes pode ser denominada também como profissional ou lato sensu, como o citado em algumas biografias, e - mesmo tida como de validade intra-corpus - pode vir a ter reconhecimento mais fora do país de que dentro; isso porque as instituições internacionais (reconhecidas e congêneres) emitem diplomas em parceria com aquelas em que o aluno defendeu sua dissertação. Ou seja, nesses casos, o título obtido por um programa de doutorado livre não diferiria (no sentido de honra, ou status) do título obtido por um programa de mestrado convencional , não excluindo com isso a possibilidade de - a posteriori - algum doutor dessa modalidade livre, independentemente de vínculos internacionais, também vir a ser validado. Isso falando dessa modalidade livre que, apesar de não terem a obrigatoriedade de serem submetidos à uma avaliação oficial de órgãos governamentais (por exemplo, no caso do Brasil, com o MEC), o curso livre dessa "plataforma" é - mesmo assim - constantemente consultado/"analisado",bem como para evitar excessos/confusões/fraudes, podendo ser citado até fiscalizações do MPF (Ministério Público Federal) em 2014.

Apesar de não valerem como titulação acadêmica são ótimos para aquisição de novos conhecimentos e indicado para pessoas que não podem cursar um mestrado ou doutorado acadêmico. Eles servem para preencher currículo e com certeza seus conhecimentos poderão ser utilizados na carreira profissional.

 

O MEC E A CAPES

O MEC- Ministério da Educação nada pode e nem regula os cursos de educação continuada. Ele é um órgão normativo apenas no que tange aos cursos superiores e de graduação. Acreditar que o MEC tem autonomia para regular a educação continuada é uma ignorância e uma falta de compreensão da LDB.

Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Para isso existe a constituição Federal e as Leis das Diretrizes e Bases da Educação.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DE MESTRADOS E DOUTORADOS LIVRES

Apesar desses cursos serem chamados como livres, eles criam bastante confusão na mente das pessoas. Isso pode acarretar problemas para as instituições de ofertam programas livres pois mesmo a LDB não ampara os conhecidos mestrados livres. Nosso conselho é que as instituições não ofertem para evitarem problemas e os que desejam cursar esses cursos, tenham ciência do que são.

Para mestrados e doutorados acadêmicos recomendamos nesse artigo os mestrados e doutorados ofertados pela EBWU. Para saber sobre eles acesse www.ebwus.com/BR