GAIA

GAIA

Disponível: Em estoque

R$99,99

SKU: 000151

I. O CURSO

A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979). Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra.
Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979). Importância: ela é à base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979).
Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.


II. CONTEUDO PROGRAMATICO

 Unidade de medidas
 Lineares (comprimento, área e voluma);
 Angulares (grau, grado e radiano);
 Representação angular (forma decimal e sexagesimal);
 Operações angulares;
 Ângulos Topográficos
 Rumos e Azimutes;
 Verticais e Zenitais;
 Instrumentos Topográficos;
 Tipos, montagem e operação;
 Levantamento Altímetro;
 Nivelamento Simples
 Nivelamento Geométrico;
 Levantamento Planimétrico;
 Por caminhamento (teodolito e trena);
 Exclusivamente com o uso de medidas de trena;
 Taqueometria;
 Levantamento remoto de altura de objetos
 Levantamento planialtimétrico por irradiação
 Coordenadas Planimétricas;
 Plotagem de mapas topográficos;
 Cálculo de áreas;
 Cálculo de declividades.
III. CARGA HORÁRIA DO CURSO

O curso terá carga horária de 80 horas na modalidade semipresencial, com atividades teóricas e práticas dentro do moodle.


IV. PERFIL PROFISSIONAL

O aluno detentor do curso profissionalizante deverá desenvolver as competências inerentes aos cursos estabelecidos.
Formar profissionais técnicos de nível médio, habilitados e qualificados para atuar em todas as etapas da construção de obras de edificações, utilizando os métodos, a boa técnica e demais conhecimentos que garantam a qualidade e a produtividade da construção civil, respeitando as normas técnicas, as legislações vigentes, preservando os recursos naturais e causando sempre o menor impacto ambiental possível.



Comprar

BENEFÍCIOS VOCÊ ENCONTRA

Estudando conosco oferecemos uma gama de oportunidades vantagens que nenhuma outra oferece!
Faça deposito em conta ou Pague no Boleto
Pague no seu cartão de Credito aceitamos todos Pague em 2x, 4x ou 6x
Faça sua carteira de Estudante Internacional
Reconhecimento Mundial

Detalhes

I. O CURSO A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979). Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979). Importância: ela é à base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979). Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço. II. CONTEUDO PROGRAMATICO  Unidade de medidas  Lineares (comprimento, área e voluma);  Angulares (grau, grado e radiano);  Representação angular (forma decimal e sexagesimal);  Operações angulares;  Ângulos Topográficos  Rumos e Azimutes;  Verticais e Zenitais;  Instrumentos Topográficos;  Tipos, montagem e operação;  Levantamento Altímetro;  Nivelamento Simples  Nivelamento Geométrico;  Levantamento Planimétrico;  Por caminhamento (teodolito e trena);  Exclusivamente com o uso de medidas de trena;  Taqueometria;  Levantamento remoto de altura de objetos  Levantamento planialtimétrico por irradiação  Coordenadas Planimétricas;  Plotagem de mapas topográficos;  Cálculo de áreas;  Cálculo de declividades. III. CARGA HORÁRIA DO CURSO O curso terá carga horária de 80 horas na modalidade semipresencial, com atividades teóricas e práticas dentro do moodle. IV. PERFIL PROFISSIONAL O aluno detentor do curso profissionalizante deverá desenvolver as competências inerentes aos cursos estabelecidos. Formar profissionais técnicos de nível médio, habilitados e qualificados para atuar em todas as etapas da construção de obras de edificações, utilizando os métodos, a boa técnica e demais conhecimentos que garantam a qualidade e a produtividade da construção civil, respeitando as normas técnicas, as legislações vigentes, preservando os recursos naturais e causando sempre o menor impacto ambiental possível.

Queremos saber sua opinião

Produto: GAIA

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.