Mestrado em Ciências da Religião com Diplomação Americana

Disponível: Em estoque

R$17.500,00

SKU: 000209

O curso de Mestrado em Ciências da Religião da EBWU tem como foco desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possibilite uma leitura e compreensão críticas dos fenômenos religiosos na diversidade cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária e livre, que reconheça na alteridade a dignidade de todas as formas e expressões de vida.

Ementário

MÓDULO 1
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Introdução ao problema, ao objeto e ao método da Psicologia Clínica. Aspectos históricos, epistemológicos e contemporâneos. A constituição do campo, do pensamento e da clínica psicológica. A especificidade da clínica em Psicologia. Discussão das noções de prevenção, cura, tratamento e intervenção.
Bibliografia Básica
URBINA, S. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GUZZO,R. S. L. (Orgs.), Avaliação psicológica: perspectiva internacional (p. 133-141). São Paulo: Casa do Psicólogo,1999.

FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Introdução geral à problemática filosófica. Objeto da Filosofia. Temáticas filosóficas específicas como: ser, conhecimento, práxis, liberdade, homem, mundo. A reflexão filosófica e a relação entre Ciência, verdade e método. Sinopse histórica da Filosofia Ocidental: Filosofia antiga; Filosofia medieval e sua relação com a teologia. Filosofia moderna; Filosofia contemporânea. Problemas filosóficos.
Bibliografia Básica
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 2012.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Carga horária: 45 h/a
EMENTA: A religião nas teorias clássicas das ciências sociais. Paradigmas contemporâneos dos estudos sobre o fenômeno religioso. Religião, política e movimentos sociais. Gênero, sexualidade e religião.
Bibliografia Básica
FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. Trad. de José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1999. 295p.
GRESCHAT, Hans-Jurgen. O que é Ciência da Religião? São Paulo, Paulinas, 2005.

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Carga horária: 45 h/a
EMENTA: A importância das Ciências Sociais para a Administração. Temas Fundamentais de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Sociologia: Relações com a Administração; Revolução Industrial; Industrialização Brasileira; Sociedade Moderna segundo Pensadores Clássicos (Marx, Weber e Durkheim); Empresas, Estado e Sociedade Civil. Ciência Política: O pensamento sobre Absolutismo e Liberalismo; Consequências do Nacional-Socialismo e Stalinismo; Reflexões sobre Capitalismo. Socialismo. Democracia e Autogestão. Antropologia: Conceitos Fundamentais. Cultura Organizacional e Relações com a Administração.
Bibliografia Básica
SANTOS, Vania Martins dos. Sociologia da administração. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
SANTOS, Rafael José dos. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2005.

PRODUÇÃO TEXTUAL
Carga horária: 45 h/a
EMENTA: Leitura e produção de textos. Linguagem. Comunicação. Redação. Narração. Dissertação.
Bibliografia Básica
ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. 12.ed. São Paulo: Ática, 2004.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 9.ed. São Paulo: Ática, 2000.

MÓDULO 2
FILOSOFIA DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS I
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Filosofia e filosofia da religião. História da disciplina. A crítica frediana da religião. A crítica marxista da religião. A essência da religião (sagrado e profano). Mito, doutrina e rito. Religião e existência humana.
Bibliografia Básica
HICK, J. Filosofia da Religião. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1970.
PADOVANI, U.A. Filosofia da Religião. Editora Melhoramentos, São Paulo, 1968

HISTÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Organizações religiosas. Lugares sagrados. Textos sagrados orais ou escritos. Símbolos religiosos. Temporalidade Sagrada. Festas religiosas. Ritos. Vida e morte.
Bibliografia Básica
HINNELS, J. R. Dicionário das Religiões. São Paulo: Cultrix, 1998.
MACEDO, C. C. Imagem do Eterno: religiões no Brasil. São Paulo: Moderna, 1989.
MARCHON, Benoit, As grandes religiões do mundo. São Paulo, Paulinas, 1995.

OFICINA DE FORMAÇÃO DO DOCENTE DE ENSINO RELIGIOSO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Ensino religioso na atualidade. Formação docente para o ensino religioso.
Bibliografia Básica
FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso no Brasil: origem e evolução de uma disciplina entre religião e área de conhecimento. Mimeo: 2003.
GRUEN, Wolfgang. Ensino Religioso Escolar. Dicionário de Catequética. São Paulo: Paulus, 2004.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: O trabalho intelectual e a vida universitária. A ciência e outras formas de conhecimento. Tipos de trabalhos acadêmicos científicos. Diretrizes teórico-metodológica para o estudo acadêmico: estratégias de leitura; fichamento; resumo e organização da informação. Etapas de elaboração e aspectos técnicos da redação científica e acadêmica. Normas e critérios de apresentação de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT.
Bibliografia Básica:
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 5 ed. São Paulo, Atlas, 2002.
MEDIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. 4 ed. São Paulo, Atlas, 2000.

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Introdução à perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso. A religião na constituição das teorias sociais e dos fundamentos da sociologia a partir da visão dos clássicos:, Emile Durkheim e Max Weber e Karl Marx. Teorias contemporâneas da sociologia da religião: a questão da secularização e da plausibilidade das religiões na modernidade conforme Peter Berger e a teoria do campo religioso em Pierre Bourdieu.
Bibliografia Básica:
DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1989.


MÓDULO 3

EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Capacita os participantes a descobrirem as condições epistemológicas para a elaboração da teologia. Oferece as mediações sócio-analíticas para a construção do conhecimento teológico, bem como seus fundamentos metodológicos.
Bibliografia Básica:
ALVES, Luís Alberto Sousa; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (org.). Educação Religiosa. Construção da identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002 (ISBN 85-7292-076-5) - [Coleção Educação e Religião/ 02], 242 pp.
BORTOLETO, Edivaldo José – ALVES, Luiz Alberto Sousa. Ensino Religioso: culturas e tradições religiosas. Curitiba: FONAPER, 2001 [Coleção Cadernos Temáticos/02], 88 pp.

FILOSOFIA DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS II
Carga horária: 60h/a
EMENTA: A questão de Deus na filosofia. O ateísmo hoje. Religião e secularização. A morte de Deus em Nietzsche. Deus e esperança histórica a partir de Erust Bloch. Deus no pensamento de Ludwiz W. A possibilidade de Deus a partir da experiência humana.
Bibliografia Básica:
HICK, J. Filosofia da Religião. Zahar editores, Rio, 1970
PADOVANI, U.A. Filosofia da Religião. Ed. Melhoramentos, SP, 1968

FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Origem, caracterização e desenvolvimento histórico da Filosofia. O sentido do pensamento histórico-filosófico para a formação do Pedagogo. As idéias pedagógicas fundamentais sob a perspectiva das teorias e correntes filosóficas em diferentes contextos: mundial, nacional e local.
Bibliografia Básica:
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério 2º Grau) VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente – 4. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1991.

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
Carga horária: 60h/a
EMENTA: A história das religiões é um tema muito amplo. Esta disciplina pretende refletir sobre a questão da existência de religiões, possibilitar aos estudantes uma introdução às religiões mais significativas da humanidade. Esta introdução poderá abranger diversas religiões, mas serão enfocadas especialmente o Hinduísmo, o Budismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. O estudo procurará apresentar o surgimento destas religiões em seu contexto histórico, as principais características destas religiões, suas doutrinas, organizações, bem como o seu desenvolvimento histórico.
Bibliografia Básica:
DELUMEAU, J. As grandes religiões do mundo. Lisboa: Editorial Presença, 1997.
ELIADE, Mircea. História das crenças e das idéias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978‐1984, Tomos I a III.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Conceituação, objetivo de estudo e métodos. A Psicologia da Educação pelo mundo. As contribuições da Psicologia á Educação. As teorias psicológicas: o Behaviorismo, o Interacionismo de Vigotsky e a Psicologia Genética de Jean Piaget.
Bibliografia Básica:
BOCK, Ana Maria Bahia & outros. Psicologias : uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo, Editora Saraiva, 1999.
GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação : fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1997.

MÓDULO 4
ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: Que é antropologia e antropologia teológica. Nossa experiência antropológica. Análise das diferentes antropologias atuais. Visão bíblica do ser humano, no Antigo e no Novo Testamento.
Bibliografia Básica:
RUBIO, Alfonso García. O humano integrado: abordagens de antropología teológica. Petrópolis: Vozes, 2007.
HIGUET, Etienne A. (Org.). Teologia e modernidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2005.
SEGUNDO, Juan Luis. Que mundo? Que homem? Que Deus? São Paulo: Paulinas, 1995.

DIDÁTICA
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. Tendências pedagógicas da prática escolar. Currículo e conhecimento. A pesquisa como princípio educativo e formativo. O planejamento e a organização do processo ensino-aprendizagem e a avaliação.
Bibliografia Básica:
ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite. (orgs.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. CANDAU, Vera (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.

LITERATURA E RELIGIÃO
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: Primeiro, aborda-se uma metodologia específica para o estudo integrado da (s) religião (ões) e da literatura. Tal metodologia recolhe subsídios das várias áreas da ciência da religião, e vale-se também dos múltiplos estudos de literatura e crítica literária, mormente os que contribuam diretamente para os estudos de religião. Segundo, busca-se testar a metodologia em aplicações práticas, por meio de leituras inusuais de obras literárias significativas. Na segunda parte, a disciplina privilegia textos literários modernos e contemporâneos.
Bibliografia Básica:
MAGALHÃES, Antônio. Teologia e literatura. Cadernos de Pós-Graduação, n. 9. São Paulo: UMESP, 1997.
PAIVA, Geraldo. Religião, literatura e psicologia : O conhecimento pela metáfora. (Mimeo, 2°. Seminário “Psicologia e Senso Religioso”.) Belo Horizonte: UFMG, set. 1998.

LETRAMENTO E PRÁTICAS LEITORAS
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: Os conceitos de letramento. Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Produção e apropriação da leitura e da escrita: uma metodologia de alfabetização a partir do texto. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Literatura: formação de crianças leitoras e formas de contar histórias.
Bibliografia Básica:
KLEIMAN, A. Os significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Ao invés de tratar de elementos sagrados a partir de sua sacralidade, ela irá estudar as funções psíquicas que tornam possíveis a consideração de algo como sagrado por parte de indivíduos ou grupos sociais. Distinguindo‐se ainda das ciências sociais, a psicologia da religião investigará os fenômenos religiosos grupais a partir de suas condicionantes psicológicas e de seus efeitos sobre a psique dos respectivos indivíduos.
Bibliografia Básica:
BENKÖ, Antal. Psicologia da religião. São Paulo: Loyola, 1981.
DOLTO, F. Psicanálise dos evangelhos. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

TEOLOGIA DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS I
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: O curso visa estudar o fenômeno religioso das grandes tradições religiosas do extremo Oriente na perspectiva antropológica e cultural. Serão dois eixos de análise: o primeiro, será o geográfico, que pretende contextualizar e situar o nascimento dessas tradições religiosas; o segundo, será uma análise realística do desenvolvimento, os aspectos doutrinais, teologias, e por fim, traçar as comparações do conteúdo de cada tradição a fim de promover o diálogo e também uma convivência harmoniosa entre o Oriente e Ocidente.

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER RELIGIOSO
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: Ecumenismo na história das principais denominações religiosas, com ênfase nas religiões cristãs, buscando despertar nos acadêmicos uma consciência cristã autêntica, através da construção do diálogo, da unidade e da paz inter religiosa, tendo como principais fontes a Bíblia, o Magistério e documentos textuais e audiovisuais contemporâneos sobre o tema.
Bibliografia Básica:
NAVARRO, Juan Bosch. Para compreender o Ecumenismo. São Paulo: Loyola, 1995.
KASPER, Walter. Guia para uma espiritualidade ecumênica. São Paulo: Paulinas, 2007.


TEXTOS SAGRADOS I
Carga Horária - 45 h/a
Ementa: É objetivo do curso empreender a leitura crítica de textos e discursos sagrados representativos das diversas tradições religiosas, a partir de uma análise hermenêutica e exegética que contemple o sentido último ou teológico da obra. Poderão ser tratados textos que abordem as mais diversas tradições religiosas e línguas tradicionais.
Bibliografia Básica:
ARAÚJO, Emanuel. Escrito para a eternidade – A literatura do Egito faraônico. Brasília: UnB, 2000.
BARUCQ, A. e outros. Escritos do Oriente Antigo e fontes bíblicas. São Paulo: Paulinas, 1992.

MÓDULO 6

ÉTICA E RELIGIÃO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Introdução à ética normativa e à filosofia moral, modelos teleológicos e de ontológicos. Investigação sobre as virtudes, o bem, a ação moral, a justiça, a felicidade, finalidade, perfeccionismo, conseqüencialismo, bem-estar, utilidade, o dever moral, o imperativo categórico e a motivação para o agir moral.

PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Carga horária: 60h/a
EMENTA: A disciplina Projeto de pesquisa em Ciências da Religião tem como propósito instruir o aluno quanto aos recursos metodológicos formais estabelecidos pelas normas técnicas, mas sobretudo, qualificar o mesmo a pensar metodologicamente o alcance das singularidades dessa área de pesquisa.
Bibliografia Básica:
CIPRIANI, Roberto. Manual de sociologia da religião. São Paulo: Paulus, 2007.

TEXTOS SAGRADOS II
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Discussão sobre projetos e monografias. Livro sagrado. O que caracteriza o livro sagrado. O que torna um livro sagrado. Como surge um livro sagrado. Literatura sagrada oral e escrita. Textos sagrados das grandes tradições religiosas. Panorama e comparações. Religião e literatura sagrada no Egito. Religião e literatura sagrada na Mesopotâmia.
Bibliografia Básica:
CRAWFORD, Robert. O que é religião? Petrópolis: Vozes, 2005.
ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HERMENÊUTICA DAS ESCRITURAS SAGRADAS
Carga horária: 60h/a
EMENTA: Introdução à Hermenêutica Bíblica. História da Interpretação Bíblica. Análise Histórico-Cultural e Contextual. Análise Léxico-Sintática. Análise Teológica. Métodos Literários Especiais e Princípios de Interpretação.
Bibliografia Básica:
LUND, E. – “Hermenêutica Sagrada”, Editora Vida. 2008.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Carga horária: 100h/a
EMENTA: Capacitar o aluno e orientá-lo para o desenvolvimento do trabalho de término e conclusão de Curso - TCC. Desenvolvimento da pesquisa e elaboração do TCC. Elaboração de relatório parcial da pesquisa.
Bibliografia Básica:
GARCIA, Regina Leite (ORG.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Duração: 24 meses

Professores: Doutores e Pós Doutores

Metodologia: Sistema online por meio de nossa plataforma digital de aprendizagem.

Investimento: taxa de matricula de R$ 500,00 + 30 parcelas de R$ 500,00 + a taxa final administrativa de R$ 2000,00

Reconhecimento: Diploma emitido pela EBWU, universidade devidamente registrada no Estado da Florida cadastrada no departamento de educação da Florida por meio da Comissão independente para a Educação e reconhecida pelo decreto 148-2015 com o amparo na convenção de Haia. Valida no Brasil.


Comprar

BENEFÍCIOS VOCÊ ENCONTRA

Estudando conosco oferecemos uma gama de oportunidades vantagens que nenhuma outra oferece!
Faça deposito em conta ou Pague no Boleto
Pague no seu cartão de Credito aceitamos todos Pague em 2x, 4x ou 6x
Faça sua carteira de Estudante Internacional
Reconhecimento Mundial

Detalhes

O curso de Mestrado em Ciências da Religião da EBWU tem como foco desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possibilite uma leitura e compreensão críticas dos fenômenos religiosos na diversidade cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária e livre, que reconheça na alteridade a dignidade de todas as formas e expressões de vida. Ementário MÓDULO 1 FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Carga horária: 60 h/a Ementa: Introdução ao problema, ao objeto e ao método da Psicologia Clínica. Aspectos históricos, epistemológicos e contemporâneos. A constituição do campo, do pensamento e da clínica psicológica. A especificidade da clínica em Psicologia. Discussão das noções de prevenção, cura, tratamento e intervenção. Bibliografia Básica URBINA, S. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2000. GUZZO,R. S. L. (Orgs.), Avaliação psicológica: perspectiva internacional (p. 133-141). São Paulo: Casa do Psicólogo,1999. FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA Carga horária: 60 h/a Ementa: Introdução geral à problemática filosófica. Objeto da Filosofia. Temáticas filosóficas específicas como: ser, conhecimento, práxis, liberdade, homem, mundo. A reflexão filosófica e a relação entre Ciência, verdade e método. Sinopse histórica da Filosofia Ocidental: Filosofia antiga; Filosofia medieval e sua relação com a teologia. Filosofia moderna; Filosofia contemporânea. Problemas filosóficos. Bibliografia Básica CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 2012. BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Carga horária: 45 h/a EMENTA: A religião nas teorias clássicas das ciências sociais. Paradigmas contemporâneos dos estudos sobre o fenômeno religioso. Religião, política e movimentos sociais. Gênero, sexualidade e religião. Bibliografia Básica FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. Trad. de José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1999. 295p. GRESCHAT, Hans-Jurgen. O que é Ciência da Religião? São Paulo, Paulinas, 2005. INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Carga horária: 45 h/a EMENTA: A importância das Ciências Sociais para a Administração. Temas Fundamentais de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Sociologia: Relações com a Administração; Revolução Industrial; Industrialização Brasileira; Sociedade Moderna segundo Pensadores Clássicos (Marx, Weber e Durkheim); Empresas, Estado e Sociedade Civil. Ciência Política: O pensamento sobre Absolutismo e Liberalismo; Consequências do Nacional-Socialismo e Stalinismo; Reflexões sobre Capitalismo. Socialismo. Democracia e Autogestão. Antropologia: Conceitos Fundamentais. Cultura Organizacional e Relações com a Administração. Bibliografia Básica SANTOS, Vania Martins dos. Sociologia da administração. Rio de Janeiro: LTC, 2009. SANTOS, Rafael José dos. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2005. PRODUÇÃO TEXTUAL Carga horária: 45 h/a EMENTA: Leitura e produção de textos. Linguagem. Comunicação. Redação. Narração. Dissertação. Bibliografia Básica ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. 12.ed. São Paulo: Ática, 2004. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 9.ed. São Paulo: Ática, 2000. MÓDULO 2 FILOSOFIA DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS I Carga horária: 60h/a EMENTA: Filosofia e filosofia da religião. História da disciplina. A crítica frediana da religião. A crítica marxista da religião. A essência da religião (sagrado e profano). Mito, doutrina e rito. Religião e existência humana. Bibliografia Básica HICK, J. Filosofia da Religião. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1970. PADOVANI, U.A. Filosofia da Religião. Editora Melhoramentos, São Paulo, 1968 HISTÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO Carga horária: 60h/a EMENTA: Organizações religiosas. Lugares sagrados. Textos sagrados orais ou escritos. Símbolos religiosos. Temporalidade Sagrada. Festas religiosas. Ritos. Vida e morte. Bibliografia Básica HINNELS, J. R. Dicionário das Religiões. São Paulo: Cultrix, 1998. MACEDO, C. C. Imagem do Eterno: religiões no Brasil. São Paulo: Moderna, 1989. MARCHON, Benoit, As grandes religiões do mundo. São Paulo, Paulinas, 1995. OFICINA DE FORMAÇÃO DO DOCENTE DE ENSINO RELIGIOSO Carga horária: 60h/a EMENTA: Ensino religioso na atualidade. Formação docente para o ensino religioso. Bibliografia Básica FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso no Brasil: origem e evolução de uma disciplina entre religião e área de conhecimento. Mimeo: 2003. GRUEN, Wolfgang. Ensino Religioso Escolar. Dicionário de Catequética. São Paulo: Paulus, 2004. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO Carga horária: 60h/a EMENTA: O trabalho intelectual e a vida universitária. A ciência e outras formas de conhecimento. Tipos de trabalhos acadêmicos científicos. Diretrizes teórico-metodológica para o estudo acadêmico: estratégias de leitura; fichamento; resumo e organização da informação. Etapas de elaboração e aspectos técnicos da redação científica e acadêmica. Normas e critérios de apresentação de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT. Bibliografia Básica: MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 5 ed. São Paulo, Atlas, 2002. MEDIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. 4 ed. São Paulo, Atlas, 2000. SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO Carga horária: 60h/a EMENTA: Introdução à perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso. A religião na constituição das teorias sociais e dos fundamentos da sociologia a partir da visão dos clássicos:, Emile Durkheim e Max Weber e Karl Marx. Teorias contemporâneas da sociologia da religião: a questão da secularização e da plausibilidade das religiões na modernidade conforme Peter Berger e a teoria do campo religioso em Pierre Bourdieu. Bibliografia Básica: DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1989. MÓDULO 3 EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO Carga horária: 60h/a EMENTA: Capacita os participantes a descobrirem as condições epistemológicas para a elaboração da teologia. Oferece as mediações sócio-analíticas para a construção do conhecimento teológico, bem como seus fundamentos metodológicos. Bibliografia Básica: ALVES, Luís Alberto Sousa; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (org.). Educação Religiosa. Construção da identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002 (ISBN 85-7292-076-5) - [Coleção Educação e Religião/ 02], 242 pp. BORTOLETO, Edivaldo José – ALVES, Luiz Alberto Sousa. Ensino Religioso: culturas e tradições religiosas. Curitiba: FONAPER, 2001 [Coleção Cadernos Temáticos/02], 88 pp. FILOSOFIA DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS II Carga horária: 60h/a EMENTA: A questão de Deus na filosofia. O ateísmo hoje. Religião e secularização. A morte de Deus em Nietzsche. Deus e esperança histórica a partir de Erust Bloch. Deus no pensamento de Ludwiz W. A possibilidade de Deus a partir da experiência humana. Bibliografia Básica: HICK, J. Filosofia da Religião. Zahar editores, Rio, 1970 PADOVANI, U.A. Filosofia da Religião. Ed. Melhoramentos, SP, 1968 FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO Carga horária: 60h/a EMENTA: Origem, caracterização e desenvolvimento histórico da Filosofia. O sentido do pensamento histórico-filosófico para a formação do Pedagogo. As idéias pedagógicas fundamentais sob a perspectiva das teorias e correntes filosóficas em diferentes contextos: mundial, nacional e local. Bibliografia Básica: SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério 2º Grau) VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente – 4. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1991. HISTÓRIA DAS RELIGIÕES Carga horária: 60h/a EMENTA: A história das religiões é um tema muito amplo. Esta disciplina pretende refletir sobre a questão da existência de religiões, possibilitar aos estudantes uma introdução às religiões mais significativas da humanidade. Esta introdução poderá abranger diversas religiões, mas serão enfocadas especialmente o Hinduísmo, o Budismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. O estudo procurará apresentar o surgimento destas religiões em seu contexto histórico, as principais características destas religiões, suas doutrinas, organizações, bem como o seu desenvolvimento histórico. Bibliografia Básica: DELUMEAU, J. As grandes religiões do mundo. Lisboa: Editorial Presença, 1997. ELIADE, Mircea. História das crenças e das idéias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978‐1984, Tomos I a III. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Carga horária: 60h/a EMENTA: Conceituação, objetivo de estudo e métodos. A Psicologia da Educação pelo mundo. As contribuições da Psicologia á Educação. As teorias psicológicas: o Behaviorismo, o Interacionismo de Vigotsky e a Psicologia Genética de Jean Piaget. Bibliografia Básica: BOCK, Ana Maria Bahia & outros. Psicologias : uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo, Editora Saraiva, 1999. GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação : fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1997. MÓDULO 4 ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO Carga Horária - 45 h/a Ementa: Que é antropologia e antropologia teológica. Nossa experiência antropológica. Análise das diferentes antropologias atuais. Visão bíblica do ser humano, no Antigo e no Novo Testamento. Bibliografia Básica: RUBIO, Alfonso García. O humano integrado: abordagens de antropología teológica. Petrópolis: Vozes, 2007. HIGUET, Etienne A. (Org.). Teologia e modernidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2005. SEGUNDO, Juan Luis. Que mundo? Que homem? Que Deus? São Paulo: Paulinas, 1995. DIDÁTICA Carga Horária - 45 h/a Ementa: O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. Tendências pedagógicas da prática escolar. Currículo e conhecimento. A pesquisa como princípio educativo e formativo. O planejamento e a organização do processo ensino-aprendizagem e a avaliação. Bibliografia Básica: ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite. (orgs.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. CANDAU, Vera (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro, DP&A, 2000. LITERATURA E RELIGIÃO Carga Horária - 45 h/a Ementa: Primeiro, aborda-se uma metodologia específica para o estudo integrado da (s) religião (ões) e da literatura. Tal metodologia recolhe subsídios das várias áreas da ciência da religião, e vale-se também dos múltiplos estudos de literatura e crítica literária, mormente os que contribuam diretamente para os estudos de religião. Segundo, busca-se testar a metodologia em aplicações práticas, por meio de leituras inusuais de obras literárias significativas. Na segunda parte, a disciplina privilegia textos literários modernos e contemporâneos. Bibliografia Básica: MAGALHÃES, Antônio. Teologia e literatura. Cadernos de Pós-Graduação, n. 9. São Paulo: UMESP, 1997. PAIVA, Geraldo. Religião, literatura e psicologia : O conhecimento pela metáfora. (Mimeo, 2°. Seminário “Psicologia e Senso Religioso”.) Belo Horizonte: UFMG, set. 1998. LETRAMENTO E PRÁTICAS LEITORAS Carga Horária - 45 h/a Ementa: Os conceitos de letramento. Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Produção e apropriação da leitura e da escrita: uma metodologia de alfabetização a partir do texto. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Literatura: formação de crianças leitoras e formas de contar histórias. Bibliografia Básica: KLEIMAN, A. Os significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1999. PSICOLOGIA DA RELIGIÃO Carga Horária - 45 h/a Ementa: O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Ao invés de tratar de elementos sagrados a partir de sua sacralidade, ela irá estudar as funções psíquicas que tornam possíveis a consideração de algo como sagrado por parte de indivíduos ou grupos sociais. Distinguindo‐se ainda das ciências sociais, a psicologia da religião investigará os fenômenos religiosos grupais a partir de suas condicionantes psicológicas e de seus efeitos sobre a psique dos respectivos indivíduos. Bibliografia Básica: BENKÖ, Antal. Psicologia da religião. São Paulo: Loyola, 1981. DOLTO, F. Psicanálise dos evangelhos. Rio de Janeiro: Imago, 1977. TEOLOGIA DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS I Carga Horária - 45 h/a Ementa: O curso visa estudar o fenômeno religioso das grandes tradições religiosas do extremo Oriente na perspectiva antropológica e cultural. Serão dois eixos de análise: o primeiro, será o geográfico, que pretende contextualizar e situar o nascimento dessas tradições religiosas; o segundo, será uma análise realística do desenvolvimento, os aspectos doutrinais, teologias, e por fim, traçar as comparações do conteúdo de cada tradição a fim de promover o diálogo e também uma convivência harmoniosa entre o Oriente e Ocidente. ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER RELIGIOSO Carga Horária - 45 h/a Ementa: Ecumenismo na história das principais denominações religiosas, com ênfase nas religiões cristãs, buscando despertar nos acadêmicos uma consciência cristã autêntica, através da construção do diálogo, da unidade e da paz inter religiosa, tendo como principais fontes a Bíblia, o Magistério e documentos textuais e audiovisuais contemporâneos sobre o tema. Bibliografia Básica: NAVARRO, Juan Bosch. Para compreender o Ecumenismo. São Paulo: Loyola, 1995. KASPER, Walter. Guia para uma espiritualidade ecumênica. São Paulo: Paulinas, 2007. TEXTOS SAGRADOS I Carga Horária - 45 h/a Ementa: É objetivo do curso empreender a leitura crítica de textos e discursos sagrados representativos das diversas tradições religiosas, a partir de uma análise hermenêutica e exegética que contemple o sentido último ou teológico da obra. Poderão ser tratados textos que abordem as mais diversas tradições religiosas e línguas tradicionais. Bibliografia Básica: ARAÚJO, Emanuel. Escrito para a eternidade – A literatura do Egito faraônico. Brasília: UnB, 2000. BARUCQ, A. e outros. Escritos do Oriente Antigo e fontes bíblicas. São Paulo: Paulinas, 1992. MÓDULO 6 ÉTICA E RELIGIÃO Carga horária: 60h/a EMENTA: Introdução à ética normativa e à filosofia moral, modelos teleológicos e de ontológicos. Investigação sobre as virtudes, o bem, a ação moral, a justiça, a felicidade, finalidade, perfeccionismo, conseqüencialismo, bem-estar, utilidade, o dever moral, o imperativo categórico e a motivação para o agir moral. PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Carga horária: 60h/a EMENTA: A disciplina Projeto de pesquisa em Ciências da Religião tem como propósito instruir o aluno quanto aos recursos metodológicos formais estabelecidos pelas normas técnicas, mas sobretudo, qualificar o mesmo a pensar metodologicamente o alcance das singularidades dessa área de pesquisa. Bibliografia Básica: CIPRIANI, Roberto. Manual de sociologia da religião. São Paulo: Paulus, 2007. TEXTOS SAGRADOS II Carga horária: 60h/a EMENTA: Discussão sobre projetos e monografias. Livro sagrado. O que caracteriza o livro sagrado. O que torna um livro sagrado. Como surge um livro sagrado. Literatura sagrada oral e escrita. Textos sagrados das grandes tradições religiosas. Panorama e comparações. Religião e literatura sagrada no Egito. Religião e literatura sagrada na Mesopotâmia. Bibliografia Básica: CRAWFORD, Robert. O que é religião? Petrópolis: Vozes, 2005. ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2002. HERMENÊUTICA DAS ESCRITURAS SAGRADAS Carga horária: 60h/a EMENTA: Introdução à Hermenêutica Bíblica. História da Interpretação Bíblica. Análise Histórico-Cultural e Contextual. Análise Léxico-Sintática. Análise Teológica. Métodos Literários Especiais e Princípios de Interpretação. Bibliografia Básica: LUND, E. – “Hermenêutica Sagrada”, Editora Vida. 2008. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Carga horária: 100h/a EMENTA: Capacitar o aluno e orientá-lo para o desenvolvimento do trabalho de término e conclusão de Curso - TCC. Desenvolvimento da pesquisa e elaboração do TCC. Elaboração de relatório parcial da pesquisa. Bibliografia Básica: GARCIA, Regina Leite (ORG.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Duração: 24 meses Professores: Doutores e Pós Doutores Metodologia: Sistema online por meio de nossa plataforma digital de aprendizagem. Investimento: 30 parcelas de R$ 500,00 + a taxa final administrativa de R$ 2000,00 Reconhecimento: Diploma emitido pela EBWU, universidade devidamente registrada no Estado da Florida cadastrada no departamento de educação da Florida por meio da Comissão independente para a Educação e reconhecida pelo decreto 148-2015 com o amparo na convenção de Haia. Valida no Brasil.

Queremos saber sua opinião

Produto: Mestrado em Ciências da Religião com Diplomação Americana

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.